sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Acre na lanterna



Presidenta Dilma em Rondônia

Atenção
O senador Aníbal Diniz, coordenador da bancada federal do Acre, precisa dar uma olhada no que o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) anda dizendo lá no seu Estado.


Lanterna
Em entrevista à imprensa do Estado vizinho, o deputado informou que Rondônia passou, e passou muito, o Estado do Acre em termos de investimentos do governo federal no Orçamento Geral da União (OGU) de 2012.

Triplo
Citando as projeções orçamentárias do OGU do próximo ano, Capixaba diz que Rondônia vai receber mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos, enquanto ao Acre foram reservados apenas R$ 487,9 milhões. Os investimentos para o Acre só seriam maiores do que os dos Estados do Amapá e de Roraima. É o caso de Diniz arregimentar a bancada acreana e reverter a situação.

Isso é mais pura verdade e não adianta tentar tampar o sol com peneira. Há muito que Rondônia vem superando o Acre em várias questões. Por exemplo, no ano passado o estado vizinho foi o maior gerador de empregos da região e um dos estados que mais cresceu no campo econômico, inclusive, com crescimento maior que o do próprio país. 


Isso não é mentira, é verdade, basta pesquisar os dados ou pegar um avião por menos de 100 reais ou um ônibus em torno de 60 e ir na capital rondoniense pra ver com seus próprios olhos. Hoje está sobrando vagas de emprego em Rondônia. Os investimentos do governo federal são gigantescos, não só na construção de hidrelétricas mas em todos os setores. Outro exemplo é o crescimento do setor imobiliário. Em Porto Velho há construção dezenas de condomínios e até bairros inteiros de primeira qualidade, e não é casinha popular dessas aqui não, é casa de primeira e cara. Porque isso? Poque há dinheiro circulando, e não há mais casas ou apartamentos disponíveis para alugar para gente do Acre e de outros estados que vão trabalhar na capital rondoniense.


E, porque isso? O que este estado mais novo que o Acre tem de especial? A resposta é simples: Rondônia é um estado empreendedor, as empresas e os produtores rurais tem espaço e apoio para se desenvolver. A sua economia é forte porque o estado é fomentador das atividades produtivas. Aqui, quando uma empresa de produção de açúcar e álcool tentou produzir, atrapalharam em 04 anos o seu início.


Acho muito bonito o nosso estado bancar uma de guardião da floresta para o mundo, mas isso não está trazendo benefício algum para a nossa população, a não ser miséria e inchaço da capital acreana com trabalhadores rurais e seringueiros que abandonam suas propriedades para tentar a sorte na cidade e aumentar a fila dos desempregados.


Um exemplo disso foi no mês passado onde um agricultor de Tarauacá quase morre de susto por ser indiciado por colocar um roçado para plantar para a subsistência da sua família e acusado de ser um grande devastador da floresta amazônica. Sem poder plantar até para comer, esse agricultor vai ter que ir para a cidade. Sem profissão e sem emprego, ele e sua família poderá viver na miséria e o futuro dos seus filhos será incerta.


A concepção pequena dos nossos administradores e políticos locais está fazendo o nosso estado ficar na poeira do crescimento econômico. Eu sinceramente não acredito que nosso estado pode ser grande fabricando anel de coco e vendendo óleo de copaíba.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário