sexta-feira, 15 de abril de 2011

Acre discute compensação de emissões de carbono com SP


O governador do Acre, Tião Viana, esteve reunido na manhã de ontem, 14, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. No encontro, realizado na capital paulista, Viana e Alckmin discutiram a possibilidade de uma cooperação entre os dois Estados com o objetivo de definir um mecanismo de compensação ambiental que seria inédito no Brasil, envolvendo os dois Estados, num mecanismo subnacional federal.

Participaram do encontro o secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, e o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre, Eufran Amaral.

“São Paulo e Acre possuem hoje, no Brasil, uma das mais avançadas legislações que tratam de mudanças climáticas e serviços ambientais”, disse o governador Tião Viana.

Diante dos desafios que esses dois Estados terão para cumprir as metas de redução de gases poluentes, estabelecidas pela sua legislação, haverá necessidade de se ter estratégias múltiplas que requeiram ações de atenuação e adaptação. Entre essas, as relações às iniciativas subnacionais podem representar um importante mecanismo para contribuir significativamente com o cumprimento das metas estabelecidas.

O Estado do Acre definiu o seu Sistema Estadual de Incentivo aos Serviços Ambientais, o primeiro arcabouço legal nacional de pagamento de serviços ambientais passíveis de serem utilizados para créditos de carbono (REDD) em mecanismos de compensação. Um exemplo desse caminho é a cooperação entre o Estado do Acre e o Estado da Califórnia (EUA), num mecanismo subnacional global de compensação de emissões. (Agência Acre)

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário