quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PT ficou com a maioria das secretarias


Na equipe de secretários que o governador eleito Tião Viana deverá anunciar no próximo sábado, a grande maioria é de filiados ao Partido dos Trabalhadores. São do PT a chefe de gabinete Nazaré Araújo, o secretário de Obras, Volvenar Camargo, Suely Melo, da Saúde, Daniel Zen na secretaria de Educação, Gildo César no DEAS, Reis da secretaria de pequenos negócios, Mariama Morena da Comunicação Social, Mauro Ribeiro continuando na Agricultura e poderá ter ainda Fábio Vaz na secretaria de Floresta.
O PC do B é o segundo partido a ficar com mais cargos na divisão do bolo: Edvaldo Magalhães na Indústria e Comércio,  Felismar Mesquita permanecendo no INTERACRE e Henrique Corinto na pasta da Justiça. O PSB aparece representado com Torres, na secretaria de Ação Social. Os únicos que não estão ligados a nenhum partido da Frente Popular são Reny Graebener na Segurança Pública e coronel Anastacio, que ficará com o comando da PM. O novo secretário de Fazenda será da cota pessoal de Tião Viana.
A nova equipe terá a missão de aliar o lado técnico ao político, que não aconteceu no governo Binho Marques e foi um dos vetores responsáveis pelo crescimento da oposição que, inclusive, ganhou a eleição na Capital e municípios do Vale do Acre, que sempre foram redutos petistas. Também terá que recuperar a credibilidade popular em duas áreas delicadas, Segurança Pública e Saúde. É nestas duas pastas que Tião Viana tem que fazer uma espécie de revolução administrativa.
Na Segurança vai encontrar o Acre como campeão nacional em índices de furtos e roubos, e na Saúde as queixas generalizadas na população de um péssimo atendimento. Também terá que recuperar outra área do governo que foi um verdadeiro desastre: a da Agricultura. Continuamos mal produzindo o cheiro verde do tempero do peixe. Importamos quase tudo de Rondônia e outros Estados. Foi em cima desse desastre no campo que o candidato Tião Bocalon (PSDB) avançou e só perdeu por uma diferença apertada para Tião Viana (PT). A grande surpresa, se confirmada, por tudo isso, será a manutenção do secretário Mauro Ribeiro, que embora seja um moço competente, limpo, fracassou na condução da política agrícola. A seu favor poderá alegar que a Agricultura no governo Binho foi olhada com desdém, uma espécie de primo pobre. Outro desafio ficará com a jornalista Mariama Morena de divulgar bem as obras com o governo e restabelecer o diálogo com a imprensa, que não existiu no governo atual.
Nenhuma avaliação sensata de como se comportará cada novo secretário não poderá ser feita agora, sob pena de se cometer injustiças. Há que se esperar o período normal, aquela trégua de noventa dias que é dado ao governante que entra. Fazer uma administração moderna e ágil, conter o avanço da oposição serão os principais desafios de Tião Viana.

Pescoço grosso
Afonso Fernandes, no centro, com lideranças do PSDC e deputados Edvaldo Souza e Eber Machado

O presidente do PSDC, Afonso Fernandes, tem confessado a amigos que, ou seu partido ganha uma secretaria para a qual seria indicado ou seus deputados ficarão independentes na Assembléia Legislativa. Esta semana teve uma conversa com o governador eleito Tião Viana neste sentido. Pelo menos é o que falam os seus aliados.

Leia mais...





Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário