terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Conheça o perfil do governador Tião Viana

Tião Viana tem 49 anos. É acreano de Rio Branco, filho de Wildy Viana e dona Sílvia Macedo Viana.

É casado há 22 anos com a arquiteta Marlúcia Cândida e pai de Mariah, Catarina e Virgílio.

Iniciou seus estudos na Escola Infantil Menino Jesus, continuando depois no Colégio Acreano, Instituto Nossa Senhora das Dores (atual Meta) e Ceseme (hoje Colégio Barão do Rio Branco), todos na capital acreana.

Tião Viana saiu de Rio branco para estudar Medicina na Universidade Federal do Pará. Fez especialização em Clínica Médica na Universidade de Brasília (UNB) e residência em Doenças Tropicais e Infecciosas no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.

Voltou ao Acre para trabalhar, em 1991. Atendeu no Pronto Socorro, Hospital de Base e Hospital Santa Juliana.

Tião Viana tem ainda doutorado em Medicina Tropical pela UNB e é professor efetivo concursado (licenciado) da UFAC, e tem vários trabalhos científicos publicados.

É Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, do Conselho de Administração da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor. Integra também a Academia Acreana de Medicina e a Academia Acreana de Letras.

Começou sua vida política ainda como estudante de Medicina, no Pará, atuando no movimento estudantil. Nesse período, ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores.

Na sua volta ao Acre, incorporou-se imediatamente ao PT local. Participou ativamente da organização das duas primeiras campanhas do irmão, Jorge Viana, em 1990 (ao governo) e 1992 (à Prefeitura). Em 1994, Tião Viana foi o candidato a governador pela Frente Popular do Acre.

Em 1998, foi eleito senador da República pelo Estado do Acre com 52% dos votos válidos, e reeleito em 2006 com 88% dos votos válidos.

Durante seus 12 anos de Senado, Tião Viana ocupou vários cargos de relevância. Foi vice-presidente do Senado por dois mandatos: 2005/2006 e 2007/2008. Ocupou interinamente a Presidência da Casa e do Congresso Nacional no final de 2007.

Foi líder do governo Lula durante a transição, no final de 2002, líder PT e da Base de Apoio ao Governo em 2003. Este ano, é relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias que norteará o Governo brasileiro em 2011.

Em 2009, disputou a presidência do Senado defendendo a renovação da Casa, obtendo 32 votos contra 49 do eleito José Sarney.

Sua candidatura ao Governo do Acre em 2010 é sustentada pala Frente Popular, formada por 14 partidos, sob o slogan “Pra você vencer na vida”.

Leia mais na Contilnet


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário