segunda-feira, 22 de novembro de 2010

História do bairro Palheiral

Fonte: Habitante e Habitat
Reginâmio Bonfácio de lima
Mª Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio




O bairro Palheiral está localizado na parte sul-sudoeste do Primeiro Distrito de Rio Branco. Sua limitação se dá a leste com o bairro Aeroporto Velho; a oeste com o bairro João Eduardo 1; ao norte com o bairro Volta Seca c conjunto Castelo Branco; ao sul com os bairros Pista c Bahia Velha. Segundo a Prefeitura de Rio Branco o bairro Palheiral tem uma extensão de 147.795m2, sendo o menor dos bairros que compõem o setor.

O bairro Palheiral conta com infra-estrutura básica apenas nas ruas principais, a qual só foi adquirida em meados da década de 1980. Nesse bairro podem ser vistos alguns comércios de pequeno porte que atendem às necessidades das populações, além de uma boa distribuição elétrica. O transporte coletivo trafega na Rua Rio Grande do Sul c na Rua Campo Grande, mesmo com os buracos que atrapalham a circulação do trânsito.

 A Escola Municipal Ra imunda Balb i no dos Santos oferece o ensino fundamental para as crianças do bairro e adjacências. Após a conclusão do ensino fundamental, entretanto, o estudante precisa se deslocar para outros bairros para cursar o ensino médio. A localidade dispõe, ainda, do Posto de Saúde Augusto Hidalgo de Lima, que serve à comunidade atendendo as pessoas que estão doentes.

Como espaço para diversão e lazer, os moradores dispõem da chamada "Praça da Sensur", situada em frente ao Mercado Municipal Luiz Galvez. Percebemos, também, a existência de unia congregação católica e algumas congregações evangélicas. Apesar da infra-estrutura alcançada atualmente no local, percebemos que ainda é preciso que sejam feitos alguns investimentos para melhorar as condições básicas de saneamento e convivência em sociedade, como, por exemplo, melhorar a segurança, saúde, educação, moradia, dentre outros.


Fazendo esse apanhado inicial de informações, é possível ter uma idéia aproximada de como está o bairro atualmente e seguir em frente. Podemos, então, dizer que parte do bairro Palheiral foi ocupada segundo deliberação dos próprios moradores, oriundos, em sua maioria, dos bairros Bahia Velha, Cadeia Velha e região do Bola Preta.

Eram pessoas que precisavam mudar de local, para não pagar aluguel, para terem sua própria casa. Algumas dessas pessoas moravam em áreas encharcadas da Bahia Velha, estando dispostos a dividir as terras que estavam sendo ocupadas com quem precisasse. Essa motivação c organização entre os moradores contribuíram para que houvesse uma ocupação mais rápida. Muitos moradores vieram expulsos da área onde atualmente está situado o Parque da Maternidade, próximo ao Terminal Urbano. Eles se deslocaram para a parte de cima da ladeira do Bola Preta, mas o governo os expulsou de lá para fazer o Conjunto Castelo Branco c, então, desceram a ladeira se instalando na localidade em que vivem c residem até os dias atuais.

 A população que se instalou no bairro é predominante vinda de Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Rio Branco. Os primeiros moradores do local referem-se ao lugar de origem com amor, mas não pretendem voltar para lá, porque há uma dupla identificação com o lugar de origem e com o lugar que escolheram para permanecer. Existe uma relação mais estreita entre os moradores antigos do que com os novos moradores.

A ocupação de terras começou primeiro na ladeira do Bola Preta e depois passou-se para a área mais baixa, enquanto a parte alta da ladeira estava sendo ocupada, quase não havia casas na parte baixa. No auge da formação do bairro, em meados da década de 1970, os moradores foram chegando de vários bairros de Rio Branco e de alguns municípios do Estado do Acre, tendo habitado as terras da parte alta da Rua Rio Grande do Sul. Com a construção do Conjunto Castelo Branco, esses moradores que já haviam sido expulsos de outras localidades, corno as proximidades do atual Parque da Maternidade ou do bairro Cadeia Velha, para que fosse erguido o Conjunto Habitasa, dirigiram-se para a parte alta do Bola Preta, onde ergueram suas residências. No entanto, também foram expulsos de lá e desceram a ladeira, indo para um lugar onde havia muitas palheiras e lá construíram residências, tapiris, barracos e outros tipos de habitações rústicas.

A ladeira do Bola Preta localiza-se na Rua Rio Grande do Sul c tem esse nome devido a uma boate, que ficava próxima à atual Vila Militar. Esse local era freqüentado por várias pessoas que queriam se "divertir". Em virtude de existir em frente à casa noturna uma bola preta, daí a denominação do local.

O bairro Palheiral tem esse nome por causa das palheiras que havia na localidade. Também se encontrava muita mata na parte sul, inclusive goiabais próximo à atual Rua Campo Grande. Não havia ruas no local, apenas varadouros. Os moradores passavam por um caminho também utilizado por gado, outros caminhos passavam por dentro do mato. Parte do local era uma antiga colônia, outra parte era pertencente ao antigo Aeroporto Santos Dumont.

Caixa D'água do bairro Palheiral


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário